PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 39132 > EXPOSIÇÃO DIRAP E ASESO INAUGURAM EXPOSIçãO HISTóRIA DO SERVIçO SOCIAL NO COMANDO DA AERONáUTICA

EXPOSIÇÃO

DIRAP e ASESO inauguram exposição História do Serviço Social no Comando da Aeronáutica

Publicado: 2022-05-21 13:32:51
Exposição faz homenagem aos 37 anos do Serviço Social na Aeronáutica

Em comemoração ao Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio, e em homenagem aos 37 anos do Serviço Social na Aeronáutica, a Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) e a Assessoria de Serviço Social (ASESO) inauguraram, na última terça-feira (17/05), a exposição “A História do Serviço Social no Comando da Aeronáutica”. A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, acompanhado pelo Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga.

Participaram ainda do evento, o Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra; o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves; o Diretor de Assistência Social da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira; o Subdiretor de Veteranos e Pensionistas da DIRAP, Brigadeiro Intendente Marcelo Tenório de Carvalho; o Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo  (CINDACTA II), Coronel Aviador Jano Ferreira dos Santos, além de outras autoridades militares e civis.

Para o Major-Brigadeiro Codinhoto, o momento é de agradecimento aos profissionais do Serviço Social que atuam a serviço da Força Aérea Brasileira (FAB). “Esse trabalho muito bem estruturado, por meio de uma linha do tempo com a cronologia dos fatos, faz com que possamos entender como funciona e vem atuando o Serviço Social da Força Aérea”, afirmou o Chefe do Estado-Maior do COMGEP.

O evento teve início com a palestra sobre a “História e Contemporaneidade do Serviço Social na FAB”, ministrada pela Professora Doutora Valéria Pereira Bastos. “A ideia é mostrar a importância da atuação do assistente social e suas dimensões, além do desenvolvimento de todos esses anos do trabalho social dentro da Força Aérea Brasileira”, destacou a palestrante.

Na ocasião, ao som da Banda de Música da Base Aérea do Galeão, foi apresentada a canção do Serviço Social escrita pelos militares do CINDACTA II. O Coronel Aviador Jano Ferreira dos Santos, as Tenentes Fernanda Gomes Banhos, Daniele Trindade Vieira Farias, Grasiele Dalbão Rodrigues Modesto de Camargo e Roberta Mischiatti de Marco e os Sargentos Alexsander de Paula Neves e Leandro José Cruz Machado foram homenageados pela composição.

37 anos do Serviço Social na Aeronáutica

A exposição é uma celebração aos 37 anos do Serviço Social na Aeronáutica. No local, estão dispostos 33 painéis que formam uma linha do tempo e relatam a história do Serviço Social da Aeronáutica. Os fatos exibidos foram retirados dos livros da Diretoria, revistas e artigos de diferentes épocas.

O Major-Brigadeiro Braga destacou a relevância do trabalho do Serviço Social que tanto contribui para o apoio humano na Força Aérea Brasileira. “O exercício profissional do Assistente Social na FAB é reconhecido pela primazia da qualidade dos serviços ofertados, pautados no tripé fundamental: conhecimento teórico, intervenção técnica e conduta ética profissional, impulsionando as potencialidades e a autonomia de seus usuários”, pontuou. 

De acordo com a Chefe da Assessoria de Serviço Social, Tenente-Coronel de Serviço Social Nádia Regina Oliveira Queiroz de Souza, a exposição é o coroamento de um trabalho executado há tempo. “É a oportunidade de estarmos contando a nossa história e, através da linha do tempo, queremos mostrar a evolução e a atuação da assistência social no Comando da Aeronáutica”, explicou.

Confira aqui o vídeo da matéria.

Fotos: Fábio Maciel / DECEA

Vídeo: Marcelo Alves / DECEA